Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A mãe que veste verde

A viagem de uma família de quatro pelo mundo dos produtos naturais, ecológicos e biológicos.

A mãe que veste verde

A viagem de uma família de quatro pelo mundo dos produtos naturais, ecológicos e biológicos.

Liniment Lait Nettoyant pour le change - Cattier Paris

Em Portugal, quando nasceu a minha filha (há três anos atrás), pouquíssima gente já tinha ouvido falar de usar linimento para limpar o rabinho dos bebés. A opção mais "natural" passava por limpar o bebé com água morna após cada muda. Confesso que sempre achei estranho que houvesse quem limpasse o bebé só com água, mas mães e profissionais de saúde recomendavam, e nós decidimos experimentar.

 

Foi um caos. Eram assaduras atrás de assaduras. Não duvido que hajam bebés que se dão bem com este método de limpeza, mas na minha filha não funcionou. Os ácidos das fezes deviam permanecer na pele, e dia sim dia não tinhamos assadura. Para compensar empastávamos a pele de Halibut em praticamente cada muda. Ou seja, já não era assim tão "natural" quanto isso. E não, não era coisa de pais inexperientes, porque em casa das avós era a mesma coisa. Passámos então a limpar com água quando era só xixi, e o resto lavávamo com sabonete neutro. Assim sim! Mas não era prático, e eu ando sempre à procura do mais prático.

 

Pus-me então a pesquisar sobre uma alternativa, e foi assim que descobri isto dos linimentos óleo-calcáreos para a muda de fralda. Em França parece que era muito comum as mães limparem os bebés com isto. No fundo, é uma solução de hidróxido de cálcio com uma gordura, normalmente azeite (mas não só). Pode ser feita em casa, sem problemas, e funciona lindamente. Ou pode ser comprada. 

 

A que nós estamos a usar de momento é da Cattier Paris.

DSC05631.JPG

DSC05633.JPG

Este linimento é muito rico, pois contém logo como principail ingrediente, óleo de semente de girassol (biológico) muito rico em triglicerídeos de ácidos oleico e linoleico. Logo a seguir temos óleo de coco, de cultivo biológico, altamente hidratante. Glicerina, substância que se encontra normalmente na pele, ajuda a manter a função barreira, e a evitar a secura e o ressecamento. Depois temos óleo de amêndoas doces, um emoliente da pele que também concede aroma ao linimento (sim, ele cheira a óleo de amêndoas doces), e Cera Alba (cera de abelhas), um ingrediente óptimo para manter a hidratação da pele e prevenir a oclusão dos poros. Como é um linimento, temos presente o hidróxido de cálcio (água de cal), e depois é que começam os "químicos" que podem assustar. A boa notícia, é que nenhum destes químicos está na red zone, e todos podem ser usados pelos nossos babys sem preocupações. 

 

Para finalizar, temos um ácido extraído do leite (Lactic acid), que exfolia ligeiramente a pele e que também tem propriedades de retenção de moléculas de água, e Tocopherol (vitamina E), um poderoso antioxidante.

 

Como usar? Em algodão, numa compressa de tecido não tecido, ou até em toalhetes reutilizáveis. Agitar bem o frasco antes de usar. Para mim, basta um pump por disco de algodão. O linimento espalha-se facilmente, como uma loção, e remove eficazmente qualquer porcaria.

DSC05634.JPG

DSC05637.JPG

E funciona? Cumpre bem com a sua função de limpeza, e deixa a pele perfeitamente hidratada. É como um 2-em-1. Nada de cremes a seguir, apenas e só se o rabinho do bebé estiver vermelhusco. Embora fique um pouco gordurosa, a pele não fica a escorrer óleo, não se preocupem:

DSC05640.JPG

Onde comprar? Eu comprei aqui.

Quanto custa? A embalagem de 500 ml custa €17,55.

Veredicto: Excelente! É como limpar o rabinho com uma loção hidratante. A porcaria desaparece toda, e a pele fica hidratada e protegida, tudo em só um gesto. E com um cheirinho natural a óleo de amêndoas doces. Adoro. Até agora, nos 5 meses de vida do meu pimpolho, o rabinho não ficou vermelho uma única vez!

2 comentários

Comentar post